sexta-feira, setembro 15, 2006

A culpa é do hipotálamo

Então, hoje pela manhã, fui encontrar minha irmã no metrô. E, pra minha surpresa, ela foi! E chegou com alguns minutos de folga! Surpreendente.

Abraça, chora, beija, chora mais um pouco... Tudo porque sofremos do mesmo problema: depressão.

Conversa vai, conversa vem, eu disse que tinha marcado psiquiatra, mas que não iria porque não tava a fim. Fiquei ainda mais surpresa com ela porque ela quis ir comigo e combinamos de almoçar depois.

Chega no médico, um senhor de uns setenta anos, com 50 de profissão, me assustei, pensei "esse cara vai me enrolar". Sentei. Comecei meu longo relato. Ele anotando e me olhando por cima dos óculos. Eu lá, no parlatório:

-Angústia, medo, aperto no peito, depressão, desânimo, tem dias que tô bem e tem dias que é uma merda. Sufoco, tontura, vômito. Ansiedade, desespero. Sensação de que o mundo acabou.
-Sei, que mais?

Pensei "precisa mais?"

Bom, aí ele pegou papel e caneta e começou a desenhar um cérebro, com córtex, neurônios, hipotálamo, hipófise... E eu olhando. Depois desenhou orgãos como coração, fígado, pulmão e glândula supra-renal.

Fiquei mais de uma hora e meia ouvindo explicações de como o cérebro funciona e porque o córtex existe. A função do hipotálamo e tal.

-Mas por que o hipotálamo é tão importante?
-Ah, porque ele é responsável por todas as reações psicossomáticas que você está sentindo e nesse momento o nível do seu hipotálamo está muito baixo e a gente tem que elevar isso um pouco.

E eu pensando, hipotálamo, só podia dar merda. Já é hipo, ainda fica baixo?

Ele continuou: Todos os seus traumas absorvidos durante toda a sua vida ficam acumulados numa espécie de linha do tempo, que se transforma num script e você tende a cometer os mesmos erros por causa disso.

Quanta gente que têm problema e não fica como eu! Por que tinha que ser EU? Por que EU, porra?

Bom, fica calma, a consulta tá acabando, minha irmã deve estar nervosa, com pressa de ir embora, já passa de meio-dia! Meu chefe vai me esganar!

-Então, você suspende essa medicação e vou receitar algo mais leve, com menos efeito colateral e você vai ter que vir aqui pelo menos uma vez por semana, durante um mês.

Pensei "Ai, meu dinheirinho..."

-Tudo bem, existe genérico desse tal remédio?
-Não, mas ele é barato. Toma um todo dia antes de dormir. E volta na sexta que vem.
-Ok, obrigada.

Coitada da minha irmã já tava até amiga da secretária de tanto que conversaram. E melhor: até a minha irmã vai fazer tratamento agora.

No final das contas, tive um almoço relativamente tranqüilo, isso porque estresso fácil com barulho e tumulto, mas a minha irmã pareceu, por algumas horas, um abrigo na tempestade. De certa forma foi um alívio.

Agora, é só regular o hipotálamo da minha conta bancária pra que tudo dê certo, mas o bom é que não fui nem parar no Pinel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário