quarta-feira, agosto 09, 2006

Embromação literária: a nova onda cibernética

A internet é uma desgraça. É boa, mas é ruim. Todo mundo tem blog e todo mundo quer aparecer. Numa época em que as pessoas vivem enclausuradas em casa, seja por falta de tempo, falta de segurança e o motivo mais velho desde que o mundo é mundo, a falta de companhia, as pessoas começaram a fazer blogs para contar o dia-a-dia. Até aí tudo bem, porque nesse blog aqui acontece a mesma coisa. Mas o que tenho lido com maior freqüência é que as pessoas estão se descobrindo "gênios", "críticos fantásticos". Uma hora são críticos da novela das 8, outra hora se tornam críticos dos livros que estão no top 10 da Veja, que aliás, só lêem os livros que a Veja publica, e esta que só publica por ter recebido jabá. Parece até que não têm o que fazer! Get a live, porra!

Aí o cara tem insights no meio da noite ou debaixo do chuveiro e resolve escrever as "descobertas" no blog. Se fosse assim, só, seria bacana, porque a gente raramente conta pras pessoas o que passa na nossa cabeça, mas querer ser endeusado por meia dúzia de palavras engraçadas é dose. Aí você dá corda pro sujeito e ele não pára mais. Começa a achar que é o novo Machado de Assis e desfia textos de cinqüenta paragrafos, cada um com mil linhas. Oras, me poupe dessa lenga-lenga! Escreve algo útil, consistente, breve e engraçado! Eu não tenho paciência.

Entre uma tarefa e outra prefiro ler algo divertido e rápido, pra diferenciar das coisas que faço no escritório e não um tratado, uma bíblia da vida do cara. Acho isso um saco. E como se não bastasse essas pessoas se acham o Diogo Mainardi. Eu, pessoalmente, claro, acho esse cara um mala, critica todo mundo e acaba com a paciência dos outros por ser muito, muito chato. Mas a maioria dos leitores desse imbecil acha o Diogo Mainardi suuuuperinteligente, que gosta de polemizar, com ótimas sacadas. Pra mim quem tem ótimas sacadas é jogador de vôlei.

Todo chato gosta de Diogo Mainardi. Só a medíocre sociedade que lê Veja é que gosta de Diogo Mainardi. Veja se ele é algum ídolo de algum grande pensador, visionário?

No final das contas escrevi esse post enorme pra meter o pau no urso do cabelo duro que é o Mainardi e em todos os imbecis que acham que escrever um post grande como esse, de um milhão de linhas, só pra falar sobre uma maçaneta quebrada é o mais próximo que uma pessoa pode chegar da definição de intelectual.

Pura perda de tempo.

Hoje todo mundo quer ser deus. Hoje todo mundo quer ter razão e ser dono da verdade.

Embromação literária, essa é a nova onda cibernética. Saco.

(viu como é chato um post longo demais, prolixo, exacerbado, demasiadamente extenso?)

3 comentários:

  1. Anônimo11:58 AM

    alguém viu um pokemon por aqui?

    ó o código aqui, ó:
    gfbkymy

    ResponderExcluir
  2. Ah, esse post nem foi tão grande, vai. Mas concordo com você que qualquer espaço é pouco para falar mal do Mainardi.

    ResponderExcluir
  3. Lia, o Mainardi me irrita demais.

    ResponderExcluir