terça-feira, agosto 08, 2006

Parlapatão (ou pra você que é fino, pedante)

Estava procurando uma palavra que definisse a atitude de pessoas que fazem parte do meu dia-a-dia, mas o pensamento sempre me escapava. Hoje, navegando pela internet, tive a elucidação da palavra: pedante. Ou seja, praquele tipo de pessoa que gostaria demais de ser algo e que até se esforça, mas da maneira errada, tornando tudo falso, forçado, sabe? Em outras palavras, um mentiroso nato. Mas parlapatão ainda é mais legal de falar.

Já, se for pra adotar uma maneira mais polida, mais fina e se você até quiser ser um parlaptão e demonstrar o conhecimento que você não tem, eu te ajudo. Então, esta é a definição para pedante, seu parlapatão:

[Do it. pedante.]
Adjetivo de dois gêneros
1.Que se expressa exibindo conhecimentos que realmente não possui; parlapatão, impostor, vaidoso, pretensioso.
2.Que ostenta erudição afetada e livresca; afetado, amaneirado, rebuscado.
Substantivo de dois gêneros
3.Pessoa pedante.

Portanto, exatamente como canta Alex Turner, do Artic Monkeys, na música Still Take You Home:

So, what do you know?
Oh, you know nothing!

Um comentário:

  1. Anônimo2:54 PM

    Eu acho corretissíssima essa colocação.

    É gente querendo mostrar que sabe qualquer coisa, falando qualquer coisa, convencendo pela quantidade e não pela qualidade das idéias.

    Gente tentando ser intelectual pela massificação das idéias.

    ResponderExcluir