autonomia dos estados

Loading...

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Nomes, RG e etcétera e tal... A burocracia do braZil

Tudo o que você precisa resolver na Caixa Econômica Federal (CEF) NÃO é resolvido!

A CEF é do "Governo Federal", logo, ela NÃO TEM NADA A VER COM VOCÊ! Ela é do Governo, não sua! Esqueça se você precisa dela! Ela trabalha para o "prisidente" e não para o cidadão que recolhe o FGTS, PIS, PASTEL, PING-PONG, WHATEVER... Se você recolhe algum desses impostos você tá bem. Bem fudido, porque na hora de resgatar seus benefícios será a maior burocracia, como se vivêssemos num país comunista. Idêntico!

Hoje liguei três vezes no 0800 726 01 01 pra me informar sobre o mesmo assunto e cada uma das vezes que liguei recebi uma informação diferente da outra. Ou seja, não funciona!

Sabe aquela regra de telemarketing que dizem que existe? Que pra cada pergunta que fazemos, eles tem uma lista para respostas possíveis? Pois é, a CEF NÃO tem isso! Se tem, os funcionários não sabem ler.

O mais curioso é que eu liguei pra pegar a mesma informação dias atrás e o que me disseram era completamente diferente do que me passaram hoje, ou seja, nenhuma das informações bate.

Também já fui pessoalmente, já fiz a pergunta olhando para a cara da funcionária, que deve receber 300 reais de salário, porque não é possível, o grau de mau humor é tão alto que talvez ela trabalhe de graça. Talvez eu não saiba, mas as pessoas que trabalham na CEF amam tanto o braZil que aceitam trabalhar de graça na CEF, tipo trabalho voluntário.

Ah, pra completar, soube também, numa dessas ligações, que o nome da minha mãe tá escrito errado no banco de dados do meu PIS (engraçado que na hora de receberem o meu rico dinheirinho no FGTS tava tudo certo. Que estranho!) e por isso vou ter que preencher uma tal DAT em uma das agências pra corrigir esta presepada. ATENÇÃO: O NOME DA MINHA MÃE ESTÁ CORRETAMENTE ESCRITO NA MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO, ASSIM COMO NO RG.

Teve uma outra vez, esta na década de 80, que fui tirar a primeira via do meu RG. Fui até o antigo DEIC, onde hoje fica a garagem da PC, lá perto da Estação da Luz. Na época, é claro que não tinha poupatempo, pra tirar um RG sem ir até lá eu poderia ir até um DP, mas eu só poderia ir buscar meu RG 180 dias depois!!! Mas no DEIC, lá saía no mesmo dia!!! Nossa, que legal!

Cheguei por volta das 8 da manhã, preenchi um formulário, saí do DEIC, fui até uma banca que fazia fotocópias, voltei pra fila e peguei meu RG às 17h30. Sim, passei o dia no DEIC, mas saí de lá com o RG na mão! E saí indignada! Assim que peguei meu RG vi que o último sobrenome do meu pai estava errado. Questionei a funcionária ao que ela respondeu:

- Ah, agora já foi.

Como assim, "agora já foi"? O sobrenome do meu pai tava errado! E não foi por falta de legibilidade na minha certidão de nascimento, tava tudo legível! Foi erro de digitação mesmo. Explico: O último sobrenome do meu pai é Ramos e no RG a anta batizada escreveu Tamos. Pô, Tamos!?! Será que Ramos é um nome tão incomum assim?

Mas eu era besta, tinha 15 anos, pensei que não adiantaria argumentar com uma funcionária que estava em vias de encerrar o expediente e vazar pra casa. E é claro que eu passei uns pares de anos com o nome do meu pai escrito assim, Tamos, sem saber que era um direito meu exigir que ela corrigisse, e uma obrigação dela a de corrigir o nome do meu pai.

Até que um dia, desta vez em 2005, fui renovar a CNH. E quando eu pego a CNH como está o nome do meu pai? Tamos!!! Então eu perguntei pra "garota" que preencheu a minha ficha:

- Mas você escreveu o nome do meu pai errado!!! Não é Tamos é Ramos!

- Ah, mas é como está no seu RG...

- Sim, mas você não viu que o meu sobrenome é Ramos?

- Sim, vi.

- Mas por que então não escreveu Ramos?

- Por que eu achei que o nome dele fosse Tamos.

Meu, desculpa, mas esta aí é outra anta batizada!!! Porra, como assim? Será que ela não sabe que os filhos levam os sobrenomes dos pais??? Logo, se meu pai fosse da família Tamos eu também seria Tamos!

Aí, cansei desta palhaçada e fui no mesmo dia até o poupatempo e tirei uma segunda via do RG. Tive que pagar 19 reais pela segunda via (fora as fotos), já que não fui roubada. Sim, porque se você simplesmente quer uma via do seu RG da forma como deve ser VOCÊ TEM QUE PAGAR! Ridículo!

Mas tudo bem, toda esta celeuma está para acabar porque vou ter que renovar a CNH e tudo vai voltar ao normal, isto se eu não pegar outra anta batizada, outro animal de teta pela frente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário